É válido minha empresa ter uma conta no Instagram?

Publicado por Agência AaZ

O Instagram surgiu em 2010 com o objetivo de aplicar filtro nas fotos, além do compartilhamento delas no Facebook e Twitter. Três meses após o seu lançamento no mercado, atingiu 1 milhão de usuários e de lá para cá só foi crescendo. 

Hoje conta com 50 milhões de usuários só no Brasil, sendo a segunda rede social mais utilizada no país.

Com tanto sucesso entre as pessoas, Mark Zuckerberg (que comprou o aplicativo em 2012) decidiu criar o Instagram for Business para as empresas poderem entrar na rede com perfis corporativos. Antes mesmo de existir essa possibilidade, o Brasil já era o segundo país com maior número de anunciantes na rede no ano de 2016.

A razão do sucesso do Instagram para empresas é que ele é o favorito de um público que está cada vez mais viciado no audiovisual, por isso ele é baseado em fotos que chamam atenção dos usuários e com menos textos nas legendas, se resumindo em uma imagem autoexplicativa. Além de que é um aplicativo completamente mobile, visando que as pessoas estão conectadas aos smartphones 24h por dia, o acesso ao Instagram é mais fácil, por isso ele ainda não permite que as publicações sejam feitas por um desktop. 

A ideia do Instagram é que as pessoas demonstrem seu dia a dia no aplicativo em tempo real, por esse motivo a ferramenta stories foi lançada recentemente.

 

As vantagens de anunciar no stories

Primeiramente, se o seu público segue a sua conta no Instagram, você estará no topo do feed quando ele acessar o aplicativo, assim o alcance é mais fácil e rápido ao seu conteúdo. O stories também permite mais proximidade com o seu usuário uma vez que dá para mostrar o dia a dia da sua empresa, ou seja, tudo que ocorre nos bastidores dela, levando a um maior engajamento com o público. Ele também possibilita que você tenha acesso a quem viu o conteúdo, o que ajuda a entender quem é o seu público e o que ele mais gosta de ver sobre a sua marca.

Ainda dá um suporte para sua empresa ser encontrada com mais facilidade, pois existe uma seção dedicada aos stories quando o usuário acessa o feed de buscas. E mais uma outra vantagem é que você pode adicionar links nesta ferramenta, permitindo levar o seu usuário para a página que você deseja, por exemplo, se o anúncio for a respeito de uma nova coleção de roupas, dá para direcionar o cliente diretamente para a loja virtual.

E por que minha empresa tem que estar no Instagram?

Bom, se 50 milhões de brasileiros estão presentes no Instagram, seu público também está neste meio. E se você quer atingir ele, sua empresa tem o dever de ter uma conta na rede social. "Já entendi, vou criar uma conta e postar umas fotos da minha empresa e dos meus funcionários trabalhando."

Com certeza não é assim que funciona. Seu cliente deve saber da sua presença na rede sim, mas também precisa ser bem alimentado com informações de qualidade sobre ela. Isso inclui um planejamento e conteúdo rico.

Elencamos algumas dicas básicas para o Instagram:

1) As postagens devem acontecer no máximo duas vezes por dia para não incomodar quem está te seguindo;

2) As imagens devem encher os olhos dos seguidores, por isso aposte em imagens bem elaboradas e que se destaquem no feed inicial; 

3) Criar um relacionamento com seu cliente é muito importante, para isso basta segui-lo de volta e responder os comentários nas suas postagens;

4) Os pequenos vídeos são válidos para contar uma história legal sobre a sua empresa ou mostrar mais detalhes do seu produto.

Com o constante crescimento do Instagram ligado ao fato de que cada vez mais pessoas estão conectadas com o mundo digital em seus smartphones, é importante avaliar onde você quer chegar e quem você precisa atingir. 

O mundo está mudando, basta dar uma olhada em volta e ver que a comunicação é muito mais fácil hoje comparada há alguns anos atrás. Todo dia é uma nova tecnologia para nos adaptarmos, se não quisermos ficar para trás, devemos acompanhar cada passo dessa mudança. Por isso dizemos que sim, é muito válido sua empresa ter uma conta no Instagram porque seu cliente está lá e quer que você também esteja para ele poder compartilhar o dia a dia com você, tirar as dúvidas sobre o seu produto e conhecer seus lançamentos.

Conte com a AaZ para estar mais perto com seu público!