Gestão de Redes Sociais

Publicado por Agência AaZ

Engana-se quem pensa que gerenciar as redes sociais de uma empresa é só postar alguma coisa lá e fim. Alguns processos são necessários para criar engajamento, capitar novos seguidores e clientes, e também fidelizar quem já é seu consumidor.

Muitas empresas estão entrando nas mídias sociais para estar mais perto de seus clientes, porém nem todas têm um planejamento estratégico para conseguir administrar seu público por meio das redes e às vezes acabam perdendo para a concorrência.

Quando você embarca nesse meio, é importante que tenha um gerenciamento correto para que a sua marca seja bem vista, de nada adianta criar uma fanpage para ficar postando bom dia, boa noite e frases motivacionais, uma vez que o seu público está interessado em saber mais informações sobre o seu produto, ou até mesmo compartilhar experiências.

 

Crie conteúdos relevantes sobre a sua marca

Muitas vezes seus clientes só querem saber mais sobre o que você vende, tirar dúvidas ou aprender dicas sobre o melhor desempenho do produto. Para isso, é necessário que você crie um conteúdo relevante acerca disso, além de aproveitar alguns momentos para utilizar o chamado “marketing de oportunidade”, que utiliza de um buzz momentâneo para chamar atenção para a empresa, a geração dos memes é um exemplo, muitos se comunicam com os consumidores empregando esse tipo de linguagem, como também usam uma comunicação menos formal para atingir o interesse das pessoas.

Monte um calendário de postagens

É importante que você defina quantas postagens serão feitas na sua página, assim você consegue mensurar a quantidade de conteúdo que deverá ser gerado, você define de acordo com a sua necessidade se precisará de duas ou três publicações na semana, também varia de acordo com o público que a sua empresa está buscando. É importante priorizar datas comemorativas que tenham relação com a sua marca, pois mostra que é importante para seu negócio comemorar esses dias específicos com as pessoas. Estudar os horários que o seu consumidor está na rede também é primordial, pois assim você conseguirá ter um alcance de público mais assertivo.

Como interagir com o meu consumidor?

Algumas publicações são feitas para gerar interação com o público, uma vez que mostra que a empresa quer ouvir o que o cliente tem a dizer. Posts que conversam com as pessoas são aqueles onde você pede para elas marcarem um amigo, ou apenas perguntas básicas: você prefere lasanha ou churrasco?

Também é primordial que você responda o seu consumidor, quando ele precisar tirar uma dúvida ou até mesmo quando fizer um comentário com elogios. Muitas vezes o cliente quer avaliar a sua empresa ou produto, e pode ser que comentários negativos estejam no meio dessas avaliações, porém não deixe de dar um retorno (muito menos exclua os comentários), convide-o para uma nova experiência e dê o seu melhor para que ele saia satisfeito dessa vez.