Marketing de relacionamento - investindo no aumento do seu lucro

Publicado por Agência AaZ

A nossa vida é baseada no relacionamento que temos com as pessoas à nossa volta. Existem os bons relacionamentos e os ruins também e é claro que escolhemos apenas ficar perto das pessoas com quem nos relacionamos melhor. E assim funciona com empresas também, se o cliente possui um bom relacionamento com a marca, vai continuar comprando com ela.

O marketing de relacionamento entra como uma forma de fazer com que os usuários da marca não sejam apenas consumidores e sim se tornem fãs número 1 da sua empresa.

 

Muito além de qualidade de produto

Claramente que o primeiro passo para ter uma boa relação com o consumidor, é procurar manter sempre a qualidade do produto. Se não acontecer desta forma, de nada adianta investir em um marketing de relacionamento e cativar o cliente se tornará um desafio.

O cliente deve se tornar fiel à marca, para que possa falar de forma positiva sobre o produto ou serviço. E como fazer que isso aconteça?

O consumidor deve se sentir a peça mais importante da relação, deve sentir que toda a atenção seja voltada para ele, por isso a boa experiência é muito válida nesta situação. Redes sociais e marketing de conteúdo são utilizados para que seja possível o retorno rápido ao consumidor além de levar ao conhecimento do público as dúvidas frequentes e maneiras de utilização do produto.

O ideal é criar um banco de dados do cliente e mantê-lo atualizado, além de anotar a frequência com que cada consumidor faz a compra, os que compram com mais frequência exigem mais cuidado e atenção, pois a boa relação com ele vai fazer com que fique totalmente satisfeito, se tornando um divulgador da marca. Quando um cliente está satisfeito com uma empresa, ele recomenda naturalmente a marca para seus amigos e familiares, e essa é uma das melhores formas de propaganda que uma empresa possui, uma vez que quando recomendado, o produto se torna confiante para o consumidor e assim derruba qualquer possível dúvida que ele venha a ter antes de fechar uma compra.

Além disso, existe o valor agregado sobre um produto, o cliente não está só comprando o produto mas também toda a experiência que vai ter com a marca, por isso uma relação de amizade com o consumidor fortalece a credibilidade da empresa, fazendo com que ele não se importe em talvez pagar mais caro no produto em uma próxima compra.

Como investir em um marketing de relacionamento?

O bom relacionamento e educação dos colaboradores é primordial para que o marketing de relacionamento comece com o pé direito. Por isso, eduque o público interno, pois ele precisa saber como se relacionar com o cliente já que é ele quem está na linha de frente com o consumidor. Se o cliente precisar tirar dúvidas direto com a empresa, contatá-la e não obter uma boa experiência, dificilmente retornará a realizar uma compra. Um boa relação com o cliente não termina quando a venda acontece e sim na continuidade do processo, e um pós-venda é essencial para saber onde a empresa acertou e/ou errou na comunicação. Também é necessário conhecer quem é o público que se está querendo conquistar e investir em estratégias para atingi-lo, para isso é fundamental extrair o maior número de informações sobre preferências e comportamento de compra do cliente, assim ficará mais fácil de elaborar planos de ações mais assertivos.

Uma boa forma de criar um relação com o consumidor é investir em ações de retorno, esse tipo de ação incentiva um retorno do cliente para com a empresa, estabelecendo um ciclo que irá facilitar o relacionamento com ele. Esta ação pode ocorrer de forma que o cliente ganhe um desconto ao responder uma pesquisa de satisfação, por exemplo, é importante demonstrar que a pesquisa é para melhor atendê-lo em uma próxima compra e além disso ele estará recebendo um prêmio pela resposta.

 

O marketing de relacionamento ajuda a empresa a se tornar a melhor amiga do cliente. Em relações pessoais, a melhor amiga é aquela com quem nós podemos contar sempre pois sabemos que está pronta para nos ouvir e dar conselhos.

Quando a empresa se torna a melhor amiga, é à ela que o cliente vai recorrer quando precisar, nem vai pensar duas vezes antes de comprar o produto, pois sabe que aquela marca é a mais confiável.

A equipe da AaZ ajuda você a se tornar o melhor amigo do seu consumidor, entre em contato conosco e conheça todas as nossas ferramentas!