2761 curtiram
A oportunidade se define por circunstância oportuna, favorável para a realização de algo, ou seja, utilizamos dela para realizar uma ação.
Quando falamos em marketing de oportunidade, estamos utilizando de algum fato ocorrido, uma polêmica, para gerar visibilidade para o nosso negócio ou anunciar um produto.
Quem não se lembra da briga entre McDonald's e Bob's pelo milk-shake Ovomaltine em 2016?
Na época, a rede de fast foods Bob's não renovou a licença com a Ovomaltine, então o McDonald's passou a vender o produto e as redes sociais pegaram fogo em uma batalha que iniciou com a alfinetada do Bob's, chamando o McShake de MilkFake.

E aí foi o pontapé inicial para outras redes de fast food entrarem na brincadeira.
O Burger King afirmou que também tinha a bebida em seu cardápio. Em postagem, a rede postou uma foto com a legenda “Calma gente, Shake Crocante com 'aquele-ingrediente-que-não-deve-ser-nomeado' aqui também tem”.

A brasileira Giraffas também abriu um espacinho para entrar na "briga". Postou um gif que mostrava vários sabores de milk-shake presentes em seu cardápio, com o comentário “De boa, assistindo a treta com meus vários Milk-Shakes."

Até mesmo quem não era do ramo deu um jeito de aparecer. A Philips publicou em sua página do Facebook uma foto da bebida, lembrando que é possível fazer o milk-shake em casa com os liquidificadores da marca. A foto vinha acompanhada da legenda “Chega de briga. Com os liquidificadores Philips Walita, você faz seus milkshakes favoritos em casa.”

Esse breve caso ilustra como estar atento ao que acontece no mundo digital pode trazer uma série de oportunidades ao seu negócio. Ficar com o alerta ligado para movimentos de tendências no mercado e usá-los em favor da sua marca é uma nova forma de conquistar consumidores, e é o que chamamos de marketing de oportunidade.
As equipes de marketing sempre tiveram o desafio de anunciar um produto ou marca no melhor momento possível para conseguir atingir o público que desejam, mas a tecnologia dos smartphones fez com que esse cenário mudasse completamente uma vez o número de pessoas conectadas vêm crescendo cada dia mais. Assim ficou mais fácil para as empresas conseguirem se comunicar com seus consumidores, levando em consideração uma série de variáveis como a localização do usuário e acontecimentos que são discutidos nas redes sociais.
O marketing de oportunidade se tornou poderoso diante do fato de que as pessoas estão na constante busca pelo moderno e pela praticidade.
O uso das mídias sociais fez com que os consumidores modernos ficassem mais próximos das marcas e, de certo modo, também ficassem na espera de uma ação da marca que utilizam. Eles aguardam a marca que gostam sair na frente perante aos concorrentes, isso mostra empoderamento ao usuário, quer dizer que a marca dele é melhor do que a do outro. No final, todo mundo espera (e adora ver) uma alfinetada entre Burger King e McDonald's, seja em datas comemorativas - como o caso do Halloween, em que o Burger King daria um Whooper de graça para os consumidores que fossem até a franquia vestidos de palhaço, fazendo alusão ao Ronald McDonald - ou até mesmo quando uma das duas redes lançam um produto.
Hoje em dia, todos estão conectados aos seus celulares o tempo todo, mesmo que sem perceber. Utilizamos os aparelhos para buscar informações, produtos, comprar e etc, e ao saber a localização de seus consumidores e aquilo que eles estão procurando, as marcas conseguem direcionar suas ofertas de maneira muito mais assertiva.
Por isso, estar atento aos acontecimentos que rodeiam o mundo pode ser muito útil para empresas. As ações de marketing de oportunidade acontecem principalmente no mundo digital, e se a empresa está nesse meio, já está um passo a frente para dar visibilidade para o negócio. Agir no momento certo pode, além de manter os consumidores fiéis, ajudar também a conquistar novos consumidores.
E você, já pensou em utilizar marketing de oportunidade para sua empresa?
Fale com a gente!